sábado, 5 de junho de 2010

Maternidade das Gatas


É importante acompanhar a evolução da gravidez da sua gata desde a concepção. Se assim não for, não se saberá a data em que os bébés nascem. A gata pode cruzar um dia e no outro dia cruzar novamente. Deve ser contado a partir do último dia em que ela cruzou. Não se deve deixar que a gata cruze muitas vezes para não se perder o controlo das datas.


Como saber se a gata está prenha?

É importante saber detectar os sinais de gravidez. Só ao fim de cinco semanas de gestação se começa a notar sinais exteriores: o abdómen apresenta-se mais inchado e os mamilos podem aumentar e tornar-se rosados. Ao fim de nove semanas, consegue-se, inclusivé, chegar a observar os movimentos dos gatinhos dentro da barriga da mãe. Para além disso, é natural que a gata se torne mais ternurenta e, evidentemente, que adquira maior apetite.


Alimentação?

As gatas prenhas ficam mais carentes de afecto e com mais fome. Aproveite para reforçar a alimentação neste período. A ração (que deve ser de excelente qualidade) pode ser substituída pela de bébés que contenha vitaminas e uma quantidade de elementos que farão a mãe e a cria ficarem saudáveis, auxiliando na produção do leite. Essa ração pode ser ministrada até 60 dias depois do nascimento das crias. É o tempo que a mãe vai amamentar e o gatinho começa a alimentar-se da ração.


A escolha do ninho?

É muito comum as gatas procurarem cantinhos para terem os seus gatinhos. Uns dois dias antes do parto, o local é escolhido e não adianta mudá-lo. O importante é que o local seja preservado para que a gata não tenha de sair no momento do parto. Uma solução é ter preparado um ambiente calmo e sem claridade, sem movimentação ou correntes de ar, como uma caixa (os gatos adoram caixas de papelão) e habituar a sua gata a ficar aí.


Chegado o grande dia!

O nascimento ocorre, normalmente, entre 73 e 76 dias após o acasalamento. Caso lhe seja ímpossivel fazer contas, será melhor guiar-se pelo comportamento que a sua gata apresente nesse dia: a par de um comportamento irrequieto e hesitante, ela dará provas de uma ternura quase excessiva e pouco usual. A súbita perda de apetite e um aumento de idas ao caixote das necessidades são outros sinais quase evidentes. No momento em que a sua gata escolhe o "ninho" e começa a ter os seus gatinhos, a única coisa que precisa fazer é assistir calmamente e ver se corre tudo bem. À partida, não será necessária a sua intervenção; de qualquer forma, convém ter sempre o contacto de um veterinário por perto. É apenas necessário ter alguns panos limpos para deixar que absorvam os líquidos e secreções do nascimento.


Os primeiros tempos!

Não são muito complicados nem muito trabalhosos, visto que, mais uma vez, a zelosa mãe se encarrega de quase tudo: alimentação, limpeza e até disciplina. Assim, mais uma vez, a sua preocupação deverá ser apenas com a mãe, visto que uma gata que amamenta necessita de uma maior quantidade de comida e de líquidos.


4 comentários:

  1. Obrigada pelas dicas!!!! Estou ansiosa pelo fato dela ser manheira de primeira viagem, e eu tb! Já até vi uma gatinha prenha dar a luz, mas faz muito tempo, eu era pequena. Agora se trata da minha princesa, estou ansiosa!

    ResponderEliminar
  2. Ola!
    Você poderia me dizer com que idade aconselha uma gatinha acasalar? obrigada.
    Minha gatinha completou 1 ano, ainda é muito jovem?

    ResponderEliminar
  3. Olá Daniela, antes de mais peço desculpa pelo atraso da resposta, mas não tenho vindo ao blog por questões de saúde.
    Pelo que leio na net e em livros, a gata persa a partir de 1 ano já está preparada para ser mãe, o que também seria bom o macho ter igual ou superior idade.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. OI boa noite, olha ganhei uma gata persa, e elae sta gravida, mas eu nao sei com quanto tempo, seiq ue esta grande a barriga dela, como eu faço para saber se ela esta nos dias de pari, hoje por exemplo ela fez muito chichi, ja foi varias vezes no caixote das necessidades, e na casa toda, tambem. como faço para tirar essa duvida ? desde ja agradeço tenha uma otima noite

    ResponderEliminar